Instalação de válvulas
O tipo de tubulação a principio não interfere na escolha das válvulas a serem utilizadas. Porem, pela experiência adquirida de vários tipos de instalações hidráulicas com tubos de Polipropileno recomendamos o uso de válvulas plásticas devido à sua maior compatibilidade dimensional e de faixa de aplicação no que tange as características físicas e de resistência química, ao peso que geralmente é bem mais baixo do que válvulas metálicas e por conseqüência mais compatível com tubulações plásticas.
As conexões podem ser:
- Rosca BSP para diâmetros até 4’’;
- Flanges ANSI 150lbs ou DIN;
- Conexões soldáveis caso as válvulas tenham bolsas de PP para esta finalidade.
Válvulas Borboletas
No projeto e montagem com válvulas borboleta metálicas ou plásticas de qualquer fabricante, deve-se observar a necessidade de utilização de espaçadores entre os flanges, a fim de se evitar o travamento do disco da válvula no colarinho do flange de PP.
Os colarinhos de PP não devem ser desbastados de forma alguma, para permitir o movimento do disco, pois o desbaste demasiado irá diminuir a espessura dos mesmos podendo torna-los incompatíveis com a pressão de trabalho ou mesmo o esforço causado pelo peso da válvula.